A palavra Barigüi para os índios significava "Rio do Fruto Espinhoso". Hoje, com 1,4 milhão de metros quadrados de área, é um dos maiores parques da cidade e, seguramente, o mais freqüentado. A antiga "sesmaria" pertencente ao desbravador Mateus Martins Leme foi transformada em parque em 1972 em Curitiba.

Muito além dos moradores da cidade e os turistas que procuram descanso no parque. Preás, socós, garças brancas, gambás, tico-ticos, sabiás e dezenas de outros animais nativos fazem do Barigüi a sua morada. Dentre os equipamentos que o Parque possui constam: churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, parque de diversões, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Estação Maria Fumaça e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Localização:
BR 277 - Rodovia do Café, Km 0 - Santo Inácio.
Pavilhão de Exposição - (41) 3335-7592 / Centro de Convenções (IMAP) - (41) 3335-4874 / Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Tel:(41) 3335-2112
Museu do Automóvel - Tel: (41) 3335-1440 (4ª à dom).

Horário:
Diariamente.

Ônibus:
Convencional Bigorrilho ou Savóia (Praça Tiradentes). Descer no Parque.

Acesso:
Rua Cândido Lopes / Rua Carlos de Carvalho / Rua Brigadeiro Franco / Rua Pe. Agostinho / Rua Jerônimo Durski / BR 277 ou Rua Cândido Lopes / Rua Brigadeiro Franco / Rua Pe. Agostinho / Av. Cândido Hartmann.